Minha lista de blogs

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Vaga de Emprego

Para quem Ama Café....

Ela acordou antes mesmo de tocar o velho despertador que ganhara de seu pai quando ainda tinha 14 anos de idade. Tomou banho. Prendeu os cabelos pretos em um rabo de cavalo. Passou um batom rosa bem discreto e saiu apressada. Era o dia da tão esperada entrevista para preencher a vaga de atendente na maior e melhor cafeteria de Campo Largo.
- Filha, coma ao menos um biscoito caramelizado, disse sua mãe alcançando-a já saindo no portão. Nem sequer o café com leite morninho que te preparei você tomou, Não pode sair assim de barriga vazia!
- Ah! Mamãe a senhora sempre tão cuidadosa com a gente. Peça a Deus por mim. Eu te amo muito.
- Vá com Deus filha e creia, isto é só o começo, você ainda será uma Barista reconhecida.
- Amém mamãe. Amém!
A cafeteria ficava no Centro e em uma das avenidas mais movimentadas da cidade. O espaço era amplo, arborizado e de uma decoração rústica impecável. Já na entrada podia se perceber o motivo de ser um ambiente tão famoso e freqüentado por tanta gente e quase que um dos pontos turísticos mais apreciados na região. O cheiro inigualável de café fresco dava a sensação de que o grão havia sido colhido e socado e moído naquela hora. Era um cheiro acolhedor, vibrante, energético, convidando para acomodar-se e desfrutá-lo.
- Você também veio para a entrevista?
- O quê?! Ah! Sim, desculpe-me, falou no mesmo instante a bela Cirlei que, estava absorta em suas lembranças de adolescente quando se sentava próxima ao fogão de lenha para ouvir seu avô contar as histórias sobre as colheitas na lavoura de café de seu bisavô, enquanto sua avó terminava de fritar os bolinhos de chuva para comerem tomando o café fresquinho que acabara de passar no “antigo” coador de pano.
Você pode aguardar ali junto com os demais candidatos, falou o gerente da cafeteria apontando para o corredor onde havia um sofá em madeira e almofadas coloridas que harmonizavam ainda mais aquele ambiente.
As horas iam passando e Cirlei já estava impaciente, todos já haviam sido entrevistados e somente a ela e mais dois rapazes foram pedidos para aguardarem.
-Preciso me acalmar. Essa minha ansiedade está notória e pode atrapalhar tudo. Pensou dando logo um jeito de distrair-se.
Levantou e começou a “visitar” detalhadamente cada espaço da Cafeteria. Estava cheia. Nenhuma mesa vazia. Tinham jovens uniformizados, casais de namorados, grupo de amigas, mães com os filhos, alguns solitários, velhinhos animados e, pelo clima, até amantes. Todos tomando  algo em comum: Café.
- Senhorita Cirlei, me acompanhe, por favor. Você foi aprovada, a chefia ficou admirada com sua entrevista e com a análise do seu currículo, agora, basta você provar para o quê veio.
Está pronta? - Disse o gerente, levando-a até a cozinha. Sua missão será preparar um Café para a Proprietária desta cafeteria e seu filho. Se eles gostarem do seu café, o emprego é seu.
- Mas- (Pensou em perguntar, porém, desistiu da ousadia).
- Sim, eu sei que você começará apenas como atendente, se for aprovada, mas aqui, todos nós sabemos fazer café e preparar diversas receitas utilizando café. Só vendemos aquilo que de fato conhecemos, este é o grande diferencial desta Cafeteria. Este é o Segredo do nosso sucesso. Não basta precisar de um emprego, tem que gostar do emprego.
- Posso começar então? Garanto-te que eles irão provar o melhor e mais saboroso café da vida deles.
- Tenho certeza que estão ansiosos para provarem.
Alguns minutos depois (acho que os mais longos da vida de Cirlei):
- Cirlei?!
- Sim. Pode falar - O coração parecia saltar pela boca.
- Parabéns, os donos ficaram perplexos com o sabor e consistência do café preparado por você. Sabe o que isto significa não é?
Isto te torna a mais nova integrante da Cafeteria Souza e Sousa.
- Obrigada!
Mas, agora me responda:
- Qual é o Segredo?  Diga-me, por favor! - Falou o gerente lhe entregando a xícara do café que acabara de tomar.
-Do café?- Perguntou Cirlei com os olhos arregalados e surpresa.
- Não!  
Eu quero é saber o Segredo desse sorriso Tão Encantador.
 Scheilla Lobato
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gente "Dura"...

 Tem gente que é "dura" com a gente ou a gente que é "mole" demais... Mas, é uma dureza que nos ensina a olhar a vida co...