Hoje até parece que acordei inspirada,mas, na verdade estou é muito ansiosa.
É, eu sou aquele tipo de ansiosa que permanece externamente calma e até pacata, porém, a mente trabalhando incessantemente 24 horas sem parar. Essa noite então, foi uma daquelas em que por mais que tentasse relaxar, os pensamentos persistentes não me davam trégua.
Sim, o gatilho pra isto acontecer foi minha mensagem não ter chegado pra você, digo, sem sinal algum, como se você tivesse me bloqueado novamente. É, eu também sei que isto não significa que eu esteja bloqueada e nem que você não verá a mensagem, mas, explica isto para quem " sofre" de ansiedade, ainda que seja considerada uma ansiedade num grau "leve"?
Pra piorar ainda mais a situação Pedrinho está com a garganta inflamada e "gemeu" a noite toda...
Mas, vamos ao que preciso pra hoje. Sei que o que registro aqui talvez nunca seja lido por outra pessoa e muito menos por você, mas, como já falei anteriormente, se você ler um dia, me conhecerá um pouco mais ( se é que tem mais pra você conhecer de mim) e caso contrário, não será algo 'perdido" porque está sendo algo necessário pra meu autoconhecimento e também para inibir as minhas angústias e ansiedades.
Hoje acordei entendendo que um dos meus "grandes erros" é o fato de nunca dizer o que penso ou estou sentindo diante de uma situação que me acontece.É verdade, sempre " escondo" o que realmente estou sentindo em benefício do outro ou simplesmente para agradá-lo ou não deixar que ele se sinta mal. Exemplificando:
Gosto de poucas futas, mas, uma das que sou realmente apaixonada desde o cheiro até a beleza é a melancia. Suponhamos que eu tenha que escolher apenas uma das que eu mais gosto e dividi-la com uma pessoa que me seja muito querida e, eu sei que a pessoa gosta de melancia mas, não mais que morango, o que eu faço?
Abro mão da melancia ( que certamente me atraí mais que qualquer outra fruta) e escolho o morango...É claro que não saio "perdendo", afinal, também gosto de morango, mas, a questão é que abri mão da fruta que mais gosto só por causa da outra pessoa que não gosta tanto de melancia.
É assim que ajo em relação a tudo nesta vida...
Permito as pessoas fazerem o que bem entendem com meus sentimentos, permito que escolham o que é melhor pra mim, permito que ditam como devo agir e reagir a tudo, permito que me calem ou podam minhas palavras... E daí, me ferem, me magoam, me entristecem, me fazem sentir culpa e no final eu ainda tenho que aceitar tudo, porque "sou boazinha."
Ah! mas só agora me dei conta disso? Claro que não! Já faz um tempinho que me despertei quanto a toda esta situação, mas, até agora não tinha verbalizado essas minhas emoções... Minha mente processa e repete quase que o tempo todo isto pra mim, entende?...
E não pense que você é a grande vilã nesta história. Não é não. Você chegou agora, já havia "estragos" maiores dentro de mim... Você só desalinhou um pouco mais... A bagunça já era grande aqui.
O que acontece também é que 2020 não está sendo um ano fácil pra ninguém... Estamos vivendo um caos externo e interno em todas as esferas da vida. Penso que nunca tivemos que mascarar tanto nossos sentimentos como agora e, ironicamente, ao usarmos literalmente máscaras, muitos de nós estão sendo Desmascarados. Esse caos está revelando e trazendo à tona " coisas" em nós que talvez nem pensávamos que existiam...
Tomara que algumas dessas coisas sejam só " surtos da pandemia."
Contudo, tenho que ser racional, não posso deixar meu coração justificar o que é injustificável.
Então, pra começar, eu afirmo: O fato de ser boazinha não significa que eu não ligue para o que fazem comigo. Sim, é claro que perdoo, mas, enquanto a ferida estiver exposta vai doer sim e, eu tenho direito de sentir esta dor...
Estou cansada de ouvir que é vitimismo e coitadismo... Não é não! É dor...
E se dói, a gente tem que dizer que está doendo.
Não é justificável a pessoa te dar um presente e obrigá-lo a ir buscar em sua casa. Se você sentiu o desejo de presentear alguém, foi na loja, escolheu e comprou porque não levá-lo direto pra pessoa? Qual o objetivo disto? E porque " cobrar" que a pessoa não foi buscar o presente?
Não é justificável a pessoa sempre te dar carona até o meio do caminho de sua casa enquanto para outras pessoas a corona é até na porta de casa.
Não é justificável a pessoa te visitar quando você está doente,não se oferecer pra fazer uma sopa, mas, dizer que você precisa reagir, dizer que você tem filhos e esposo pra cuidar e depois simplesmente dizer que precisa ir porque tem hora marcada no "salão de beleza".
Não é justificável a pessoa te "abandonar", sumir da sua vida e depois de algum tempo aparecer e te cobrar presença e te fazer sentir culpado, e te fazer acreditar que quem sumiu ou abandonou foi você.
Não é justificável alguém ajudar "todo mundo" e considerar que você não precisa de ajuda só porque está sempre arrumadinho e não tem cara de que precisa das coisas.
Não é justificável a pessoa sempre elogiar todo mundo menos você só porque você "já sabe" o que a pessoa sente a seu respeito.
Não é justificável a pessoa dizer que não é Responsável por seus sentimentos se ela vive manipulando suas emoções.
E, nunca, NUNCA mesmo, será justificável a pessoa te ofender, humilhar ou maltratar só porque estava nervosa com você...
É aqui que começa "nossa" história...
Eu tentei negar pra mim mesma esta verdade. Talvez por medo de te perder de vez seria melhor " aceitar" que era normal você ter feito aquilo comigo. Mas, isto não pode e nem nunca será normal. Perdoável sim,mas normal, não pode ser.
E por isso preciso dizer, pra mim mesma, como estou me sentindo em relação a tudo o que aconteceu.
vamos lá:
Estou BRAVA com você e comigo também. Com você porque eu sei que não mereço as coisas que você me falou e estou ciente de que nada justifica sua violência contra mim. Que amiga e que mãe falaria tais coisas para uma filha? Estou brava porque você me excluiu da sua página e me bloqueou no celular e, como se não bastasse, ainda publicou um monte de textos diretos para mim como se eu estivesse errada e me fazendo de coitada e mais ainda, apagou os comentários que fez nas minhas postagens me elogiando ou aprovando minha postura diante de algumas situações. Estou brava com você porque por mais que eu tenha errado e te magoado, o que você fez comigo não condiz com 'as verdades" que você tanto prega.
Estou brava porque me sinto "enganada" por você.
Seu discurso sempre foi: "não iludo nem engano ninguém." Mas, você me enganou... Bastou um vacilo meu e se mostrou uma pessoa totalmente diferente daquela que conheci. Não precisei fazer "muito" pra você me jogar na lama e ainda me dar sermão como se eu estivesse fazendo drama.
Estou brava com você porque sei que você denegriu minha imagem com algumas pessoas e vai ficar "por isso mesmo" e, eu se quiser, que corra atrás do prejuízo.
Estou brava porque você me fez sentir culpada e merecedora de todas as palavras que me disse.
Sabe, você me chamou de várias coisas ruins naquele dia, e mesmo depois de me fazer sentir merecedora daquilo, você me pediu "desculpas pelas ofensas"... Na hora eu "precisava" tanto do seu perdão ( pelo que te fiz) que só senti alegria, mas, depois eu fiquei BRAVA...Porque percebi o quanto você foi COVARDE comigo... Seu discurso sobre não ser Responsável pelo sentimento de ninguém é covarde e raso porque na verdade você manipula as pessoas.
Sei que isto é forte, mas, em nada se compara ao que você falou pra mim, lembra?
Estou brava com você porque depois de tudo que você me falou e me fez sentir ainda me sugeriu procurar "ajuda profissional", como se isto fosse um obstáculo. Não, não era, mas, vindo de você se torna um grande obstáculo para mim. Porque esta é uma maneira que você tem de me fragilizar.
Eu explico:
Sempre tive vontade de fazer terapia, mas, nunca "sobrava" financeiramente falando, para este fim... Outras prioridades sempre eram mais gritantes e eu deixava pra lá, até porque nunca tive apoio ou estímulo para tentar. Quando nos conhecemos e começamos a conversar mais intimamente, você me sugeriu a terapia. Foi a primeira das minhas amigas a me propor isto. A princípio não me senti confortável com a ideia por causa da forma como você falou, mas depois, entendi que você só estava preocupada e que não poderia sozinha me ajudar em questões tão delicadas que existiam em mim ou poderiam vir a surgir também.Então, comecei a pesquisar os profissionais aqui da minha cidade e encontrei um. Marquei a consulta e fiquei aguardando o momento certo pra te contar a novidade...
Tudo ia bem na terapia e na nossa amizade até que, a terapia começou a gerar conflitos de pensamentos entre nós, mas, a amizade era superior a tudo aquilo... Daí era algo superável.
Mas, foi aí que comecei a perceber sua manipulação naquilo que me " abatia". Você tem o domínio das minhas emoções, conhece minhas carências, me conhece, sente e sabe do meu sentimento por você...
Nos tornamos cada vez mais íntimas e isto era bom. Bom, desde que eu não ultrapassasse os limites estabelecidos por você: o DOMÍNIO é meu.
Todas as vezes que eu ultrapassava esses limites, você me chamava e seu sermão era: Você precisa se tratar... Você precisa de ajuda profissional.
Era como se tudo o que eu sentia fosse fruto de uma imaginação desequilibrada, desestruturada. Era como se eu fosse uma fraude. Assim eu me sentia toda vez que você me persuadia com essa questão de terapia.
Você não estava errada quando dizia sobre minha ansiedade, sobre meus medos e indecisões, mas, dos meus sentimentos de amor e carinho? Porque eu não poderia amar genuinamente alguém? Porque era "estranho" eu dizer que amava uma pessoa só porque nunca a vi pessoalmente?
Você conseguia me trazer "pra terra" e eu procurava entender que você estava certa e só cuidando de mim... Eu sossegava... Daí você " despertava" todo aquele sentimento de novo através da sua atenção, carinho e amor...
Mas, bastava se sentir fora do domínio e lá vinha você de novo me colocando pra baixo, me mandando buscar ajuda profissional, dizendo que só estava querendo o meu bem.
Eu fiz apenas três meses de Terapia e você brigou comigo como se eu tivesse abandonado o tratamento. Pra você foi inconcebível eu ter feito poucas sessões e ter sido logo liberada. Sinceramente, eu também fiquei triste em terminar, apesar de você não acreditar que eu sentia por ter parado. eu senti sim... Queria estar lá até hoje!
Realmente eu não sei se o psicólogo "acertou" em me dar alta. Talvez eu precisasse( e precise) fazer terapia enquanto vivesse, mas, apesar de que aparentemente eu não tenha mudado muito, foi lá, na terapia que eu descobri que você MANIPULAVA minhas Emoções e foi lá que eu descobri também que de posse disto, a decisão de aceitar ou não isto, estava em minhas mãos.
E, é por isto que estou BRAVA comigo também, porque eu DECIDI que queria estar com você, e esta decisão foi pautada naquilo que eu acreditava : Ela me protege, me cuida e aconteça o que acontecer, nunca me fará mal algum.
Estou Brava comigo porque mesmo depois de " me fazer mal",você Manipulou toda a situação e eu ainda acreditei que a culpa era minha, ou seja, eu te dei motivos para ficar furiosa e mereci tudo o que você fez.
Estou muito brava comigo porque ainda fico " ansiosa" esperando por você. Esperando que você só reconheça que errou muito comigo,mas, que não quer me perder.
Estou Brava comigo porque eu sei que basta uma palavra sua e eu "deixo tudo pra trás" mesmo... Porque apesar de, eu ainda acredito no Amor genuíno e acredito que você chegou em minha vida pra ficar e que juntas podemos superar isto, porque você foi a escolhida.
Sim. eu reconheço que preciso de terapia, mas, não por amar demais, não por ser sincera e leal, mas, pra aprender a não me autossabotar em função do outro, pra não me diminuir, pra não tomar dores e culpas que não são minhas...
Scheilla Lobato
P.S - Já nem estou tão brava... Nem com você, nem comigo.