Minha lista de blogs

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Relato sobre a Síndrome de Tourette...



É certo que os Estudos apontam que a ST inicia-se na infância e adolescência, mas, também que pode manifestar-se em qualquer fase da vida. Fellipe aos 23 anos, ano passado, foi diagnosticado com a ST. Este ano fez 24 anos. E estamos na luta. Mas, o caso dele é bem raro, porque não foi o diagnóstico que veio tarde, como nos casos comuns de diagnóstico tardio, mas sim, a manifestação da Síndrome é que deu-se "mais tarde".
Fellipe não apresentou na infância ou adolescência algo que pudesse sequer suspeitar da síndrome, digo, as características mais evidentes para um diagnóstico ou mesmo suspeita, não apareceram.
A Síndrome de Tourette sempre esteve lá, mas, era como se estivesse adormecida. No entanto, ano passado, ele começou num quadro depressivo e de ansiedade que levou à manifestação da síndrome. Os tiques motores e vocais "explodiram"e após uma bateria de exames para descartar ou mostrar outras "possibilidades" fechou-se o Diagnóstico da Síndrome de Tourette.
Cada caso é um Caso, preciso REFORÇAR isto, portanto, uma avaliação minuciosa com um Especialista precisa ser realizada. Fellipe nunca antes havia apresentado algo fortemente característico da ST, porém, como nas imagens, desde criança ele sempre esfregou o nariz ( associávamos à alergia pois tem bronquite, sinusite) e as vezes fazia umas caretas suaves ( mas, isto é algo peculiar aos Silveiras- família do pai- quem convive com eles, sabe do que estou falando, rsrs)... Tais comportamentos, já eram da Síndrome de Tourette ( hj sabemos disso), mas, nunca foi algo que incomodou ou atrapalhou seu convívio social e desenvolvimento.
Hoje, a Síndrome está evidente, os tiques motores e vocais acentuados, o TOC e Depressão vieram juntos na bagagem, MAS, estamos LUTANDO... RESISTINDO...TRATANDO.
Porque a Síndrome de Tourette NÃO anula quem FELLIPE é... E além de ser MUITA "coisa", ele é também Meu FILHO.
Scheilla Lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gente "Dura"...

 Tem gente que é "dura" com a gente ou a gente que é "mole" demais... Mas, é uma dureza que nos ensina a olhar a vida co...