Minha lista de blogs

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Caixa encaixa - Jogos pedagógicos!!







A participação ativa da criança e a natureza lúdica e prazerosa inerente a diferentes tipos de jogos têm servido de argumento para fortalecer a concepção segundo a qual se aprende matemática brincando. Portanto, seguindo este pensamento, o jogo cumprirá uma dupla função: lúdica e educativa.
O RCNEI faz alusão a esses pontos propondo o ensino da matemática na educação da primeira infância de maneira interdisciplinar. “A criança percebe os fatos por meio dos sentidos e de manipulações práticas, por isso, o uso do material só tem significado real na prática pedagógica quando, para a criança, ele for concreto.
Com base nisso, confeccionei um instrumento de apoio que possibilite a ação da criança neste processo de produzir e reinventar, por ela mesma, o saber adquirido.
Ao construir o jogo “Caixa que encaixa” propus ao meu filho Pedro Henrique que realizasse a atividade de encaixe das formas geométricas, uma vez que o mesmo está na faixa etária correspondente ao jogo, que é para crianças entre 2 e 3 anos. Comecei apresentando a caixa para ele que ficou encantado com os sapinhos da decoração da mesma. Mostrei-lhe as peças e falei o nome das formas geométricas ali representadas. Deixei que ele manipulasse o quanto quisesse a referida caixa até que por si mesmo resolvesse seguir o comando que era associar a forma ao espaço vazio e nele colocar as peças geométricas.
A experiência obtida com a atividade desenvolvida permitiu momentos prazerosos tanto para ele quanto para mim e, para o seu outro irmãozinho Guilherme que está no Pré II, já conhece as formas geométricas e lhe auxiliou nesta atividade. Posso dizer desta maneira que, os objetivos propostos para este jogo foram alcançados, uma vez que,a medida que vão aprendendo matemática as crianças desenvolvem ao mesmo tempo o raciocínio lógico e passam a perceber o mundo com olhares mais aguçados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gente "Dura"...

 Tem gente que é "dura" com a gente ou a gente que é "mole" demais... Mas, é uma dureza que nos ensina a olhar a vida co...